CIPA OPERAÇAO – UO 6310
Atuação: GEC E GET's 1 a 6
Endereço: Rua Bela Cintra, 385, 1º subsolo.
Fones : 3236.6866
(VICE-PRESIDENTE ROBSON WILLIAN LORONO)
PRESIDENTE MARCELO BOBROVYSK – GET 05 – DEC SA
E-mail: cipa@cetsp.com.br
Site: Cetintranet – Representação – Cipa
Data: 21/09/2005
HORÁRIO: 09h00 as 17h00
Local: GET 05 – sala reuniões.
PRESENTES
CIPA
Get 1 - Isaías Ferreira, Roberto Garcia
Get 2 - Ivo Lopes
Get 4 - Robson Willian Lorono
Get 5 - Maria Aparecida Santos
Get 6 - Waldir Carmo, Marcos Amancio, Luzia Santos
Gec - Ademir Tavares
O Presidente em exercício da Cipa Operação, Sr. Robson Willian Lorono, deu inicio aos trabalhos informando que efetuou levantamento dos locais e recursos audiovisuais entre outros para a SIPAT, destacou ainda que a Cipa Operação se colocou a disposição para colaborar no que couber para apoio no presente evento, inclusive foi sugerido como tema que a SIPAT aborde a questão referente a LER e DORT tendo em vista o trabalho desempenhado tantos nas Gets como no administrativo de digitação/micro, ressaltando que o mobiliário deve ser adequado ao desempenhado das tarefas rotineiras para evitar o surgimento de doenças ocupacionais em face do esforço repetitivo e posturas inadequadas.
Após foi efetuado um balanço das solicitações efetuadas por esta Cipa e das diversas pendências ainda, não solucionadas, a qual destaca alguns itens, bem como as ações no sentido de buscar soluções adequadas a cada caso.
Nota de agradecimento: gostaríamos de agradecer ao cipeiro da GET 01, o qual solicitou não divulgar seu nome, que voluntariamente cortou a telha que causava risco de acidentes junto ao acesso ao piso inferior, ao lado do banheiro, dando fim a uma pendência que perdurava há muito tempo e de fácil solução, bastando um gesto de boa vontade.
REVERSÍVEL RADIAL LESTE
Foi informado pelo Robson que na data de 20/09/2005 houve vistoria em campo, juntamente com as demais representações, ou seja, DR, CRE e Sindviários efetuando acompanhamento na montagem da reversível da Radial Leste – Get 03, onde foi constatado entre outros, a falta de cones, peso inadequado, trabalho em desacordo com o código de trânsito (em cima da caçamba) e sem proteção adequada, foi sugerido ainda, que a empresa coloque em operação um veículo mais adequado para esta tarefa, tipo Sprinter ou similar, adaptada. Com a palavra o Cipeiro Isaias ressaltou que deve haver um rodízio entre os operadores para prevenir doenças ocupacionais devido ao peso dos cones e ao esforço repetitivo envolvido nesta tarefa. Robson informa ainda, que a vistoria efetuada foi registrada em filmagem e fotos e será objeto de relatório em conjunto alertando a empresa da necessidade da adoção de medidas urgentes visando sanar as situações de risco encontradas.
Revisão Pop Motos.
Robson e Amâncio informaram que na data de 24/08, realizou-se na sala da Cipa reunião com os motociclistas onde os mesmos efetuaram diversas sugestões no sentido de contribuir com a revisão do Pop. Foi informado anda que existe a sugestão de ampliar esta discussão e indicar um membro de cada Get e por turnos para juntamente com as demais representações contribuir na revisão dos procedimentos. Foram indicados para fazerem parte dos trabalhos pela Cipa Operação os cipeiros – ROBERTO GARCIA (instrutor) e ISAIS AMANCIO da Get 01 e o cipeiro ROBSON WILLIAN LORONO da Get 4.
Trabalho de retirada de faixas de pano pela operação.
Tendo em vista a ocorrência de acidentes contemporâneos na execução desta tarefa, bem como a CI 221/05 que alerta para o risco existente, falta de EPI e treinamento adequado para os funcionários neste procedimento, foi efetuada a CI da Cipa nº091/05 ao DSI e SET, para uma definição com relação a este problema. Ressaltamos que esta situação já foi consignada em atas anteriores da Cipa, e-mails, atas do comitê de saúde, etc. e até o momento não houve uma solução definitiva.
Esperamos que em breve sejam tomadas as medidas cabíveis, visando resguardar a segurança dos funcionários envolvidos nesta tarefa.
Vistoria nos Pacs.
Foi informado pelo cipeiro Robson que ele e o cipeiro Leal efetuaram vistoria no Pac Paulista, conforme CI 084 e 090, onde foi elaborado relatório encaminhado junto a SET, DSI, GEC e representações, visando corrigir problemas relacionados à falta de segurança existente não só no Pac acima referenciado como nos demais.
MAPEAMENTO DE RISCOS:
Foi solicitado aos cipeiros que informassem em que situação se encontra o mapeamento de riscos em suas áreas e com exceção do Pat Band (parcialmente), todos os outros locais não haviam ainda, efetuado o referido levantamento, desta forma alertamos ao DSI que providencie o mais rápido possível a atualização da situação nos locais de trabalho, visando prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
AGRESSÃO A OPERADORES DE PONTO FIXO:
Consignamos em ata a agressão sofrida pela cipeira Lúzia da GET 06 – Pat Band – que foi agredida no exercício das atribuições em ponto fixo. Tal situação é análoga a de outros operadores, sendo que este assunto já foi exaustivamente debatido em reuniões anteriores da Cipa, colocando em evidência o risco que representa esta atividade executada no dia a dia da operação. Tendo em vista ainda, que este fato não é isolado, pois diversos outros operadores já foram vitimas de agressões ou ameaças enquanto estavam em ponto fixos e considerando a gravidade da situação, foi deliberado convocar uma reunião com um representante de cada DPO, junto as GETs, visando levantar propostas, revisar normas e procedimentos que aumentem a segurança para os trabalhadores no exercício de suas tarefas rotineiras bem como levantar a situação das pendências existentes nas áreas e o dialogo no dia a dia com o cipeiro local na solução dos problemas apresentados.
MANUTENÇÃO DAS DUAS CIPAS.
Foi consenso sair em defesa da manutenção das Cipas, em virtude das particularidades de cada uma e ao fato de que na operação, termos necessidades específicas que devem ser tratadas de forma diferenciada, vale lembrar a quantidade de acidentes ocorridos, inclusive com gravidade e fatais, o que nos leva a crer que uma ÚNICA CIPA, neste momento, seria um retrocesso para a operação e o abandono de uma conquista alcançada na luta pela segurança e prevenção de acidentes.
Cambão:
A Cipa alerta para o fato de que até agora, não tenhamos uma solução para o problema do posicionamento do cambão nas viaturas, tendo em vista acidente ocorrido na Get 05 e solicitamos ao DSI e GAF uma posição a este respeito visando proporcionar maior segurança e prevenindo a ocorrência de acidentes.
ENQUADRAMENTO DE RISCO.
Foi colocada pelo cipeiro Robson a necessidade da empresa estar enquadrada nas atividades de risco em grau 03, o que com o atual quadro de funcionários, representariam 08 técnicos de segurança e 02 Engº s, entre outros (atualmente são 03 técnicos e 01 Engº).Foi informado ainda, que houve reunião com as demais representações e este tema foi consenso em face do alto grau de risco e complexidade das tarefas executas principalmente pela Operação. Os cipeiros presentes manifestaram sua aprovação com relação à necessidade de adequação do grau de risco, visando retratar a realidade do trabalho executado.
CABINES DO CALÇADÃO:
A Cipa reitera solicitações anteriores e solicita ao DSI e gerência da GET 1, uma posição a respeito do estado precário, falta de higiene vidros quebrados entre outros, na cabines do calçadão.
Solicitamos o inicio imediato de obras de reparos ou a desativação das mesmas devido a falta de condições acima descritas.
Solicitamos ainda, ao DSI efetuar vistoria nos locais acima para avaliação e procedimentos pertinentes ao caso.
Varrição automática.
O cipeiro Waldir alertou para o perigo do trabalho de acompanhamento da varrição automática realizada no elevado Costa e Silva / ligação, onde foi observado que a viatura que presta apoio deva manter uma distância segura do veiculo (caminhão) que faz a varrição.
Desta forma a Cipa solicita ao DPO 1, avaliar esta situação para que sejam seguidas as normas e procedimentos de segurança e a adoção das medidas que forem cabíveis para resguardar os funcionários.
CAVALETES:
Foi informado pelo Robson que em vistoria realizada na GET 01 e 04, em conjunto com o cipeiro LeaL, foi constatado o peso anormal dos cavaletes, motivo pelo qual a Cipa encaminhou CI 088/05 – ao DSI, solicitando a padronização do peso dos cavaletes, tendo em vista recente aquisição de grande quantidade destes com peso muito acima do habitual, podendo comprometer a saúde dos funcionários que se utilizam dos mesmos, para suas tarefas habituais, tais, como canalizações, bloqueios, etc.
PNEUS DIANTEIROS DA FALCON:
Foi encaminhada CI 089/05 ao DSI solicitando avaliação dos pneus das motocicletas, tendo em vista que no modelo falcon, foi verificado por esta Cipa que em algumas motos, o pneu dianteiro apresenta desgaste precoce, podendo vir a comprometer a segurança dos usuários.
Vistoria no Vestiário feminino do Pat 2 / Containers do Pat2, e seus respectivos banheiros e banheiro da DEC – MC GET-2- Rua Mercedes.
Conforme carta protocolada pelo Sindviários em 23/08/2005 sobre as precárias condições existentes nos locais acima citados, a Cipa encaminhou ao DSI, CI nº. 083/05 - com cópia para as representações, solicitando uma vistoria por parte do SESMT / Engº de Segurança para as providências cabíveis. Ressaltamos que a Cipa recomenda o imediato inicio das obras visando neutralizar as situações de risco narradas na referida carta do Sindviários bem como reiterando o teor da CI 083, cobrando as providencias necessárias ao caso exposto.
Nada mais havendo a ser discutido, foi lavrada a presente ata.
ROBSON WILLIAN LORONO
PRESIDENTE CIPA OPERAÇAO
(em exercício).
(Fonte: E-mail recebido em 19/10/05)
20 de outubro de 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário