28 de agosto de 2006

ENTIDADES SE MOBILIZAM PARA NÃO PAGAR PELOS SERVIÇOS DA CET




A CET- Companhia de Engenharia de Tráfego passou a cobrar, desde outubro do ano passado, quando foi baixado decreto pela Prefeitura de São Paulo, pela cobertura que dá em eventos de rua onde é necessária a sua presença tanto para orientação como para instalação de equipamentos para fechar as vias públicas.

A organização do Festival do Japão, por exemplo, recebeu conta de cerca de R$ 78 mil pelos serviços prestados pela empresa nos quatro dias do evento, a título de deslocamento de pessoal e disponibilização de e-quipamentos, como os cones e cavaletes.

Alertado por essa conta, muitas entidades nikkeis que planejavam fazer festas tanto ao ar livre como em ambientes fechados onde é necessária a presença dos “marronzinhos” começaram a repensar e analisar a viabilidade da realização do evento. Yoshio Imaizumi, presidente da Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi planejava fazer uma festa, com a co-promoção de entidades locais nos dias 12 e 13 de novembro, no Clube Cidade Jardim são Paulo, da Prefeitura, com apresentação de números culturais, comidas típicas e clínica de esportes.

A festa promete, tem o apoio da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Ligas Nipo Brasileiras de Vôlei, Futsal e Tênis de Mesa. Já estão confirmadas as presenças de diversas entidades como a UCEG, ACENB Vila Nova Cachoeirinha, ACE Edu Chaves, Associação Oki-nawa de Santa Maria, Associação Okinawa de Casa Verde, Associação Cultural e Agrícola de Kiyowa, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Cultural e Esportiva de Campo Limpo. Até que surgiu esse impecilho, a cobrança de taxa de serviços por parte da CET.

E, para não ter surpresa de última hora, Imaizumi, por intermédio do vereador Ushitaro Kamia, já fez uma reunião com Roberto Tatsuo Kyono, Gerente de Engenharia, e Paulo Sussumo Mizu Koshi, engenheiro de Campo da Companhia de Engenharia de Tráfego, para entender melhor como é essa história da cobrança pelos serviços da CET.

“Foi ótimo, porque ficamos sabendo que a lei aprovada pela prefeitura prevê a isenção para entidades sem fins lucrativos ou eventos da Prefeitura”, disse Imaizumi. No caso da festa da Zona Norte, a entidade irá entrar com pedido através da sub-prefeitura.

Um dos coordenadores de Assuntos relacionados com a Entidade, da Comissão das Comemorações dos cem anos da Imigração Japonesa no Brasil, Imaizumi aproveitou o que entendeu durante a reunião com os técnicos da CET para já ir antecipando às inúmeras atividades marcadas para 2008.

O melhor é que Roberto Tatsuo Kyono e Paulo Mizukoshi, da CET, já se ofereceram como voluntários para os preparativos como voluntários para os preparativos para a grande festa do centenário, no dia 21 de agosto de 2008, no complexo do Anhembi e para todos os outros eventos programados nos outros locais da cidade.

Decreto - Segundo a assessoria do vereador Ushitaro Kamia, a Lei 14072, de 18 de outubro de 2005, que permite a cobança de serviços pela CET é de autoria do vereador Chico Macena (PT), que esteve à frene da Companhia na gestão de Martha Suplicy. A lei é inflexível em alguns aspectos, como o que não permite que a festa tenha um patrocinador, por mais que o organizadorseja uma entidade sem fins lucrativos. E, ainda segundo o assessor,para corrigir essa e outras distorções, os vereadores estão apresentando emendas à Lei original.

Imaizumi citou como exemplo a tradicional Festa de Achiropita, realizada na Rua Treze de Maio, no bairro Bexiga. A entidade é sem fins lucrativos, mas com tudo aquilo de patrocúnio, eles provavelmente também estão pagando uma taxa à CET”, disse

(Fonte: Site São Paulo - Shibum - Jornal Japonês)

Alberto Macário
AFCET

Nenhum comentário:

Postar um comentário