1 de outubro de 2006

CÂMERAS VÃO MONITORAR EXAMES PARA CARTEIRA DE MOTORISTA

Detran passará a monitorar tudo o que se passa dentro do carro entre aluno, instrutor e funcionários de auto-escolas


A partir de 2007, quem quiser tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) em São Paulo terá de saber dirigir muito bem para não ser reprovado. Isso porque o Detran passará a monitorar, por meio de câmeras de vídeo e equipamento de áudio, tudo o que se passa dentro do carro entre aluno, instrutor e funcionários de auto-escolas durante o exame prático. Uma portaria regulamentando a medida já está em estudo e deverá ser publicada nos próximos dias no "Diário Oficial".


Os carros de auto-escola onde são feitos os exames serão equipados com três câmeras de vídeo instaladas em locais estratégicos, como pedais, próximo ao câmbio e no teto, de modo que haja monitoração completa dos movimentos do aluno e das pessoas que o estão acompanhando, bem como daquilo que eles estão conversando.


Com as novas normas será possível, por exemplo, evitar fraudes, saber se o breque ou o acelerador estão sendo utilizados mesmo pelo aluno, já que o veículo de auto-escola tem comando duplo. Também poderão ser observados a postura dos ocupantes ou os movimentos de braços e mãos. As imagens ficarão gravadas em discos rígidos, que deverão ser requisitados pela divisão de habilitação para análise, no momento da emissão da CNH. A seleção deverá ser feita por amostragem.


A medida visa, principalmente, impedir que maus motoristas venham a ser habilitados para dirigir nas ruas ou que haja tentativas de corrupção ativa e passiva.


Os Centros de Formação de Condutores (CFC) terão prazo de 90 dias para adaptar os carros utilizados para os exames práticos. Esses veículos já até estão sendo chamados de “Big Brother” ou “Táxi do Gugu”.


Para o presidente do conselho consultivo do Instituto Brasileiro de Ciências de Trânsito, José Almeida Sobrinho, a medida é boa, mas não resolverá completamente o problema. "Isso é uma idéia antiga, que já foi implantada na Bahia em 1995. É um instrumento fiscalizador permanente, mas que não coíbe uma série de irregularidades que acontecem longe dos locais de prova", diz.


Sobrinho afirma que 15 horas de treinamento em auto-escolas não são suficientes para fazer o motorista aprender a dirigir. "Comparo o curso de direção ao vestibular. Ele serve para o aluno fazer a prova, mas não acrescenta nenhuma cultura à vida dele", comenta.


Monitoramento de prova não é novidade no Detran. Webcams e sistemas de controle biométrico já estão instalados no centro de monitoramento dos CFCs para evitar que os exames teóricos sejam fraudados. Pelas câmeras, técnicos do Detran podem verificar se o candidato está fazendo a prova e em quanto tempo ele conclui os 30 testes múltiplos. Já com a biometria o aluno é identificado pela impressão digital, colocando o polegar no equipamento instalado na sala de provas.

(Fonte: Site G1.globo.com)

Alberto Macário
AFCET

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