16 de janeiro de 2007

CONCURSO E PCCR - PELO CRE

CONCURSO E PCCR

Para aqueles que tem participado das reuniões do CRE nas áreas ou das reuniões quinzenais do conselho que são abertas aos empregados, sempre temos colocado nossa posição com relação aos problemas do concurso externo; avaliação de desempenho (SGD); desvio de função; equiparação salarial; concurso interno.

A CET se transformou numa verdadeira baderna, aonde as promessas se transformaram na melhor ou única perspectiva que enxergamos. Não é segredo para mais ninguém o que acontece nas áreas, não vê quem não quer. As funções estão totalmente descaracterizadas e é preciso uma reestrutura geral na CET, nos cargos e departamentos.

É lamentável assistir tudo isso e ver um jogo de empurra, aonde os maiores prejudicados somos nós. Não incluo a Empresa porque não sinto preocupação, pois sempre dão um jeito, remanejando o pessoal e colocando em desvio de função.

Dez Anos sem movimentação interna ! Que não significa dez anos de experiência, mas dez anos fazendo a mesma coisa.

Estamos perdendo a noção das coisas, não percebemos que a Empresa muitas vezes joga os empregados contra as representações e não assume sua responsabilidade. O problema é que um PLANO DE CARREIRA, não vai agradar 100% e não vai contemplar mais que 10% dos empregados inicialmente. Isso é algo que temos que ter consciência pois divide a categoria e como eu disse anteriormente, muitas promessas foram feitas, mas creio que muitas não poderão ser cumpridas. As Gerências; Departamentos; Superintendências muitas vezes não concordaram com o desdobramento do plano e foram contra como em 2003/2004. Em 2005/2006 acharam que com a implantação do plano resolveriam os Desvios de Função nas áreas ?

Nestes dois anos que estou como Presidente do CRE, tenho me empenhado em recuperar a auto-estima dos empregados e a qualidade de vida no trabalho, procuro ser o mais transparente possível e não iludo ninguém, prefiro falar a verdade, o empregado já foi enganado demais, mas nem sempre a verdade e a realidade são compreendidas.

É preciso refrescar nossa memória. No Acordo Coletivo 2004, quando nem era de representação, fui contra a forma que foi aprovada a GRADE do PCCR lembram ?
Não sabíamos o que estávamos aprovando e a categoria ficou rachada pois para alguns o reajuste seria muito bom e para outros péssimo.

Em 2005 e 2006 quando já estava na Representação e participei das negociações do ACT, não foi diferente. A Empresa nas primeiras reuniões do Acordo Coletivo veio empurrar a implantação do PCCR em troca da reposição salarial e não se fala mais nisso. Fui radicalmente contra !

Reposição Salarial é uma coisa e Reconhecimento; Merecimento e Carreira é outra. Percebem como estão preocupados !

Eu penso que a única solução para estes problemas que afligem; açoitam os empregados em suas funções é a efetiva implantação do PCCR. Tem que haver mais união, não podemos mais ficar achando que nosso problema é maior que o do outro. Hoje existe um problema que se chama PCCR e emperra uma serie de processos, gerando problemas de toda ordem.

Não temos mais saída, o Ministério Público já falou que este modelo de PCCR, com cargo multi-funcional, não passa. É totalmente irregular para um sistema que envolve um cargo público como o nosso e tem que ser reformulado em seus eixos de carreira, estágios e step’s de carreira. A carreira tem que estar caracterizada em sua evolução, com funções da mesma natureza, com o mesmo pré-requisito. É o que penso.

Estamos correndo riscos, se não houver uma aprovação do PCCR e os critérios de movimentação interna. Existe possibilidade de qualquer ingresso, para qualquer nível ser via concurso externo e aí seria uma catástrofe total.

A Empresa poderia fazer um termo de ajuste de conduta com Sindicato e apresentarmos um novo plano discutido com as Representações e Empregados.

Cobramos a Diretoria Adm e GRH diversas vezes e a resposta é que em breve chamariam a gente.
Fomos até a Diretoria Adm no final de 2006 e cobramos uma posição sobre o concurso.
_ O Sr Thomas de Aquino que já não esta mais na Empresa, declarou que o Sindicato que arcasse com o ônus da liminar.
_ Que a Empresa apesar de ter colocado no Concurso, que nas atribuições dos Pac’s e Zona Azul, poderiam executar também as funções dos Operadores, não tinham a intenção de substituir a mão de obra por uma mais barata.
_ Que a Empresa poderia ter contratado em outros cargos como os de nível superior, mas não contrataria parcialmente.
Indagamos que vários empregados haviam prestado o concurso e seriam prejudicados. A decisão era essa e não haveria contratação com a liminar.
Ficamos surpresos, pois sempre achei que a liminar é contra o edital e a forma de contratação e todos os cargos estão no mesmo edital.
Ficamos sabendo que haverá uma reunião esta semana para discutir o assunto e tentar resolver o impasse. O Juiz falou em corrigir o edital, mas acredito que isto não seja necessário. É POSSÍVEL RESOLVER, CONVERSANDO E CHEGANDO EM UM ACORDO. Não foi julgado o mérito da liminar e o concurso permanece suspenso.
Quando soubemos que haveria o concurso externo, fomos atrás e não adiantaram nada, não houve conversa. Eu aposto muito no diálogo e desta forma acredito que as coisas andam.
Acho que todos nós queremos “qualificação; motivação; perspectiva de evolução”.


MARCELO MORAES
Presidente do CRE/CET

TIRE SUAS DÚVIDAS E DÊ SUA OPINIÃO/PROPOSTA (3871-8611/9796-0228) FAX-3871-8725 email cre@cetsp.com.br



OPERADORES II – 2005

REUNIÃO DIA 18.01.2007 (quinta-feira) NO CETET AS 10:00 e 14:00 hs

ASSUNTO : Equiparação Salarial


CRE/CET


(Fonte: E-mail recebido em 16/01/07)

Alberto Macário
AFCET-SP - Associação dos Funcionário da CET-SP
E-MAIL: afcet@ubr.com.b
ORKUT: http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=9003582384711925
MSN: afcet_sp@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário