2 de fevereiro de 2007

PICK-UP'S DA CET TEM ENGATES IRREGULARES

Cinco dias depois que as novas regras para uso de engates em veículos entraram em vigor, 60% das 212 picapes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda circulam com equipamentos irregulares na capital paulista, segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo".

Muitos dos equipamentos instalados nos veículos da CET estão enferrujados e ainda têm estruturas retangulares, contrariando a resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em outras picapes, não há tomada e instalação elétrica para conexão ao veículo rebocado, outra exigência das novas regras.

De acordo com a assessoria de imprensa da CET, os engates irregulares passarão pelas adaptações necessárias ou serão removidos. A companhia, porém, não informou quando as mudanças vão ser feitas. A instalação da parte elétrica custa em média R$ 30 por carro, e a colocação de um acessório completo sai por R$ 300, em média.

A CET soube com antecedência da nova regulamentação pois, como todos os órgãos de trânsito do país, mantém representantes nas câmaras temáticas do Denatran, onde são debatidas as novas resoluções. A companhia não esclareceu, porém, por que ainda não se adequou à nova lei com antecedência.

O principal objetivo do Denatran com a nova regulamentação foi coibir o uso do engate como "protetor de pára-choques". A pena para quem desrespeitar a nova regra é uma multa de R$ 127,69 e o acréscimo de 5 pontos na carteira de motorista.

Guincho


Sem os engates, as picapes perdem parte de sua função. Em muitas ocorrência, elas atuam como guincho, rebocando veículos para liberar o trânsito. O diretor do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Cleoton Araújo Nogueira de Sá, lembra que, pela lei, só guinchos podem remover veículos.

Mas ele ressalta que as remoções feitas por picapes com engates são fundamentais para evitar grandes congestionamentos. "Se a empresa retirar os engates, e não colocar outros no lugar imediatamente, nosso serviço vai ser prejudicado. Para retirar um veículo da rua, por exemplo, teremos de acionar os guinchos e isso leva muito mais tempo."


(Fonte: Site G1)

Alberto Macário