29 de junho de 2009

PREFEITURA QUER TIRAR 1.300 ÔNIBUS FRETADOS DO CENTRO DE SÃO PAULO

Uma nova regulamentação apresentada nesta segunda-feira pela prefeitura estabelece a restrição de circulação dos ônibus fretados em São Paulo. A administração municipal instituiu uma zona máxima de restrição à circulação dos fretados, o que deve tirar do centro da cidade 1.300 veículos --650 pela manhã e 650 à tarde.

Conforme a medida, serão criados 13 pontos de embarque e desembarque para que os passageiros que utilizam esse tipo de transporte façam a integração com ônibus, metrô e trens, além de linhas especiais, criadas para levar os usuários até seus destinos.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, a medida foi tomada a partir da aprovação, no dia 5 de junho deste ano, da lei de mudanças climáticas. A lei, entre outras disposições ambientais, estabelece a meta de reduzir 30% da emissão de gases que provocam o efeito estufa na cidade até 2012.

Quem desrespeitar a medida fica sujeito à multa de R$ 3.400 e apreensão do veículo.
 
Protesto

Na última terça-feira (23/06), uma manifestação levou cerca de 400 veículos fretados para a região da avenida Paulista.

Os ônibus circularam pelos dois sentidos da avenida, buzinando e levando faixas de protesto, o que prejudicou o tráfego. Segundo a Polícia Militar, cerca de 200 manifestantes se reuniram no vão livre do Masp, entre pessoas ligadas ao setor e usuários do serviço.
 

 
AFCET-SP