4 de junho de 2009

WEBMOTORS - VEÍCULOS QUEBRADOS CRESCE 26% EM 2 ANOS


Falta de manutenção contribui para que cenário se agrave ainda mais
(
Antônio Carlos Bento)

O trânsito em São Paulo é caótico e a falta de manutenção de veículos contribui para que esse cenário se agrave ainda mais. Para se ter uma ideia da extensão do problema, o número de veículos removidos diariamente pela a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aumentou 26% nos últimos dois anos, sendo que a média de remoções mensais cresceu de 9.693 veículos em 2007 para 12.295 este ano.

Atualmente, a média diária de veículos removidos nos dias úteis é de 617, ou seja, a cada 1 hora 26 veículos são retirados das ruas por falta de manutenção. Isso significa que a cada dois minutos e meio um veículo quebra, provocando, em apenas 15 minutos (tempo estimado para a CET retirá-lo da via), 3,5 km de congestionamento. Esses dados são alarmantes e o pior é que tudo isso poderia ser amenizado já que 93% das quebras são causadas por falta de manutenção dos veículos: problema mecânico representa 47%, defeito não identificado 27% e pane elétrica 18%. Os outros 7% correspondem à falta de combustível, pneu furado e veículo bloqueado.

O registro de remoções feitas pela CET não contabiliza os veículos que são guinchados pelas empresas seguradoras, portanto o número de quebras deve ser ainda maior. Os números mostram que à medida que a frota circulante cresce na cidade há também aumento de veículos quebrados nas ruas e avenidas.

É importante frisar que além de contribuir para segurança no trânsito, um carro bem mantido que segue as instruções contidas no manual do fabricante, fazendo a manutenção preventiva a cada 15 mil km polui menos e mantém o consumo médio de combustível. Sem contar que o seu preço de revenda pode ser valorizado em 10% acima do valor de mercado.

Outro fator importante é a economia gerada com a manutenção preventiva que custa, em média 30%, menos do que a corretiva. Por saber que esse assunto é extrema importância e que afeta a vida de milhões de pessoas, desde 2007, a cidade de São Paulo tem em seu calendário oficial junho como o “Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis”, conforme lei municipal 14274. A medida visa conscientizar os motoristas sobre os cuidados essenciais com o veículo para mantê-lo em boas condições de uso.

Na semana de 15 a 19 de junho, os motoristas podem fazer uma avaliação gratuita em seu veículo, na Estação de Inspeção Técnica Veicular Gratuita que fica no Centro de Treinamento da CET, para checar as condições de itens de segurança (freio, suspensão, amortecedor, pneus), além de componentes que comprometem o bom desempenho do veículo, como bateria, embreagem, sistema de arrefecimento, entre outros.

Cuidar bem do veículo contribui com o trânsito, reduz a emissão de poluentes e é uma forma responsável de melhorar a qualidade de vida de todos que moram nesta paulicéia desvairada.

Antônio Carlos Bento é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva composto pelo Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças; Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo; Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, entidades que representam a cadeia de reposição independente de veículos.

AFCET-SP COMENTA:

Será que teremos (operação) que arcar com mais esta responsabilidade? Diminuir os carros quebrados, ou diminuir o índice de carros que não fazem manutenção em seus veículos?
Cada vez mais mostramos que, o índice de lentidão na cidade, não depende de nossos esforços (operação) e sim de um contexto muito mais abrangente que inclui, quantidade de novos veículos nas vias (redução de IPI, taxas de juros no financiamentos mais baratos), falta de fiscalização do Policiamento e principalmente onde colocar os veículos que deveriam ser apreendidos por falta de condições de trânsito.... enfim, há muitos fatores que influenciam o trânsito da nossa cidade, e não seremos nós que conseguiremos administrar tudo isto.

Pensemos: qual o motivo de nossos representantes aceitarem este ítem em nosso PPR?