23 de julho de 2009

ÔNIBUS FRETADOS ADMITEM DRIBLAR RESTRIÇÕES DA PREFEITURA DESP

Os donos de empresas de fretamento ameaçam desobedecer a decisão da Prefeitura que impede o acesso de ônibus fretados ao centro expandido a partir de segunda-feira. Os empresários evitaram adotar discurso de confronto, mas argumentaram que não terão tempo hábil para apresentar pedidos de autorização para rodar na Zona Máxima de Restrição à Circulação de Fretados (ZMRF) nem para adaptação às novas regras.

- Temos contratos assinados e temos a obrigação de cumpri-los. Nós transportamos pessoas, não podemos deixá-las sem condução para chegar ao trabalho - disse Regina Rocha, assessora jurídica do Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento (Transfretur), ao ser perguntada se os fretados vão circular segunda-feira.

A restrição aos ônibus e vans de aluguel, anunciada no mês passado pelo prefeito Gilberto Kassab, foi detalhada na terça-feira pelo secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes. A medida será oficializada em portaria a ser publicada hoje. A Prefeitura impede o acesso de ônibus e vans fretados ao centro expandido das 5h às 21h dos dias úteis, sob o risco de multas. O objetivo, segundo Kassab, é melhorar o trânsito.

Jorge Miguel dos Santos, diretor da Transfretur, defendeu o adiamento da implantação da medida.

- A Prefeitura prevê exceções, mas nem ao menos esclareceu as regras ou ofereceu a ferramenta para os pedidos de autorização - disse.

Ele apresentou pesquisa que mostra impacto pequeno dos fretados no trânsito da cidade.

- Queremos dialogar com a Prefeitura do ponto de vista técnico, com dados. O secretário, embora seja inteligente, não entende de tráfego - afirmou Santos.


AFCET-SP