7 de outubro de 2009

PREFEITURA AMPLIA RESTRIÇÃO AOS FRETADOS.

A Secretaria Municipal dos Transportes decidiu ampliar a restrição à circulação dos fretados em São Paulo. Desde a semana passada, os ônibus que receberam a autorização especial para circular na Zona Máxima de Restrição (área de 70 km²), das 5h às 21h, não podem circular por 45 vias que estão dentro da área.

Entre as vias proibidas estão as avenidas Eusébio Matoso, Moreira Guimarães, Ipiranga, São Luiz, Rebouças, Ibirapuera, Juscelino Kubitschek e as ruas 13 de Maio, Cubatão e Cincinato Braga.

A medida foi publicada no "Diário Oficial" do dia 26 de setembro (sábado) sem que a prefeitura fizesse nenhuma divulgação sobre o aumento de vias na lista de proibição.

Empresários do setor classificam a portaria como uma "restrição da restrição" e afirmam que a medida foi tomada sem nenhuma consulta à comissão criada para definir novas ações sobre o serviço.

A instalação da comissão consta na lei de restrição ao fretamento, aprovada na Câmara Municipal em agosto. O grupo é formado por representantes da prefeitura, da CET e das empresas.

Os empresários informaram que buscam desde terça-feira uma negociação junto à Secretaria dos Transportes para reduzir os efeitos da portaria. Eles avaliam que a medida dificultará ainda mais a manutenção dos usuários do fretamento em 2010.

Segundo os donos de empresas, a prefeitura não vem liberando novas autorizações especiais de circulação desde a publicação da portaria. A Secretaria dos Transportes informou que nada mudou e que a portaria publicada apenas regulamenta a lei aprovada pela Câmara Municipal.

Segundo a pasta, a proibição da circulação pelas vias listadas na portaria já fazia parte da primeira publicação relacionada ao tema. Como exemplo, o órgão destaca que já estava proibida a passagem dos fretados, mesmo os que obtiveram a autorização especial de circulação, pelo corredor Norte-Sul e pela região da Nove de Julho.
 
(Fonte: Jornal Metro)
 

 
AFCET-SP
E-mail: afcet@ubr.com.br