26 de novembro de 2009

NOVO DEPARTAMENTO NA CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passará a ter um Departamento de Planejamento Cicloviário (DLC) a partir de hoje.

A Nova área terá a função de administrar e planejar ciclovias (pista para bicicletas separadas de ruas e avenidas) e ciclofaixas (faixa exclusiva para ciclistas em ruas e avenidas) na capital. O departamento será subordinado à Gerencia de Planejamento, Logística e Estudos de Tráfego da CET.

 

O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, afirma que as três redes de ciclovias e ciclofaixas previstas nas regiões do Grajaú, na Zona Sul, no Jardim Helena, na Zona Leste, e no Jardim Brasil, na Zona Norte, serão implantadas em um prazo de 12 a 14 meses – novembro de 2010 a janeiro de 2011. A previsão inicial da Prefeitura era terminar essas pistas para ciclistas até o fim do primeiro semestre de 2010.

 

De acordo com o secretário, os três bairros foram escolhidos com base na pesquisa Origem e Destino do Metrô, que indicou as regiões como os locais onde as pessoas mais utilizam bicicletas. O uso da bicicleta é feito principalmente para ir e voltar do trabalho ou de escolas. De acordo com o estudo do Metrô, o numero de deslocamento (trajetos) feitos de bicicletas por dia na região metropolitana aumentou de 162,4 em 1997 para 303,8 mil em 2007.

 

A rede de pistas para bicicletas terá ciclovias, ciclofaixas e trajetos em que a faixa especial será compartilhada com outros veículos. Em algumas vias, os carros serão proibidos de estacionar junto a calçada, para dar lugar á pista de bicicletas. "Há lugares que vamos tirar o veiculo estacionado e ganhar uma via toda. Em outros, onde há canteiro, é melhor colocar a pista porque protege mais e evita a virada a direita", disse o secretário Alexandre de Moraes.

 

Fábio – GET 4

 


 

AFCET-SP
E-mail: afcet@ubr.com.br

BLOG: http://afcet.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/afcetsp
YouTube: www.youtube.com/afcetsp
MSN: afcet_sp@hotmail.com