A Nova área terá a função de administrar e planejar ciclovias (pista para bicicletas separadas de ruas e avenidas) e ciclofaixas (faixa exclusiva para ciclistas em ruas e avenidas) na capital. O departamento será subordinado à Gerencia de Planejamento, Logística e Estudos de Tráfego da CET.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, afirma que as três redes de ciclovias e ciclofaixas previstas nas regiões do Grajaú, na Zona Sul, no Jardim Helena, na Zona Leste, e no Jardim Brasil, na Zona Norte, serão implantadas em um prazo de 12 a 14 meses novembro de 2010 a janeiro de 2011. A previsão inicial da Prefeitura era terminar essas pistas para ciclistas até o fim do primeiro semestre de 2010.
De acordo com o secretário, os três bairros foram escolhidos com base na pesquisa Origem e Destino do Metrô, que indicou as regiões como os locais onde as pessoas mais utilizam bicicletas. O uso da bicicleta é feito principalmente para ir e voltar do trabalho ou de escolas. De acordo com o estudo do Metrô, o numero de deslocamento (trajetos) feitos de bicicletas por dia na região metropolitana aumentou de 162,4 em 1997 para 303,8 mil em 2007.
A rede de pistas para bicicletas terá ciclovias, ciclofaixas e trajetos em que a faixa especial será compartilhada com outros veículos. Em algumas vias, os carros serão proibidos de estacionar junto a calçada, para dar lugar á pista de bicicletas. "Há lugares que vamos tirar o veiculo estacionado e ganhar uma via toda. Em outros, onde há canteiro, é melhor colocar a pista porque protege mais e evita a virada a direita", disse o secretário Alexandre de Moraes.
Fábio GET 4
AFCET-SP
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