24 de janeiro de 2010

RESPOSTA DA CHAPA 1 E JORNAL DE CAMPANHA

Respostas aos questionamentos da AFCET!!

O que foi feito para não perdermos os 7% que o Sr. Paulo Maluf não deu?

Em primeiro lugar, quando ?perdemos? os 7%, foi referente ao aumento real,
já que a época o reajuste salarial já havia sido conquistado e garantido.
Alias esta diretoria tão questionada pelos oportunistas da outra chapa, por
conta da negociação do referido acordo coletivo, ao enfrentar o prefeito de
São Paulo, Sr. Paulo Maluf, manifestando a indignação da categoria durante a
inauguração do túnel da Av. Tiradentes, foram presos e demitidos por justa
causa, juntamente com outros trabalhadores, ficando por 9 meses sem receber
salário ou qualquer benefício da CET. Quanto à decisão dos 7% foi dada pelo
tribunal em Brasília. Vale as seguintes perguntas: Quem da outra chapa deu à
cara a tapa e participou da assembléia que deliberou a manifestação? Qual
deles participou, foi preso e demitido em prol da categoria?

Qual foi a postura da nossa liderança sindical sobre os Operadores de 2001
que conseguiram a equiparação por meios próprios? (perguntem aos Operadores
que entraram em 2001).

É bom mesmo os mais novos perguntarem aos mais velhos sobre a equiparação
dos Operadores de 2001. Quem negociou a equiparação, junto a diretoria, a
câmara de vereadores e a prefeita de São Paulo foi a atual diretoria do
Sindviários e os conselheiros do CRE da época.

A DR informou neste mês o motivo pelo qual os operadores não terão o direito
de equiparação, o que a nossa liderança sindical fez na época? Foi
divulgado?

A diretoria do Sindviários tomou todas as medidas necessárias para a
equiparação destes trabalhadores, no limite do coletivo, inclusive com
reuniões com estes trabalhadores. O que o DR ignora em seu discurso é que
chamou para si a negociação política junto a Presidência da CET, disse que
estava tudo bem, tudo encaminhado, que estava próximo de uma definição e o
que se viu foi a negativa da CET e a saída alternativa de culpar o
Sindicato. O que temos a dizer é que este caso não esta encerrado, como
determinou o DR, o Sindviários tomará novas providências no âmbito político
e jurídico.

Qual foi a postura da nossa liderança sindical quando das demissões feitas
em dezembro de 2007? (onde houve operadores que receberam SGD por
merecimento e foram demitidos no mesmo mês)?

Fizemos uma reunião com todos os demitidos que conseguimos contato,
orientamos alguns e entramos com ação de readmissão para outros. Agora cabe
ressaltar que no mundo globalizado e capitalista que vivemos, receber
promoção num mês e ser demitido no outro é ?normal?. A diretoria do
Sindviários combate isso com a clausula da indenização peculiar, que torna
caro as demissões e evita demissões em massa.

Reposta ao Sr. Mariani atual conselheiro do CRE

A atual gestão do Sindviários a cada acordo que se abre vem perdendo
benefícios como, por exemplo:

· O vale refeição nas férias;

· A Indenização Peculiar para os empregados que entraram a partir de 2005
que será a cada 4 anos e não a cada três anos como é para os mais antigos.

· Auxilio creche aos empregados ?homens?

Repostas:

Vale refeição nas férias: A diretoria do Sindviários não perdeu o vale
refeição nas férias, o valor referente ao talão foi todo distribuído como
aumento no vale refeição recebido todos os meses. É matemática, no decorrer
dos anos o valor do vale refeição ficou maior e rendeu em torno de 30% do
poder de compra. Por que o Sr. não questionou que neste mesmo acordo
coletivo de trabalho , o Sindviários equiparou a cesta básica para os
trabalhadores que ganhavam apenas uma cesta, para o valor de duas cestas dos
trabalhadores com mais de dois filhos e ainda conquistou o reajuste da
mesma? Eu respondo: Não questionou porque raramente participa das
Assembléias do ACT.

Indenização Peculiar: Essa indenização deve ser encarada como uma clausula
que garante o emprego dos trabalhadores e não como uma clausula que paga uma
indenização para trabalhadores demitidos. Essa relação de 3 para 4 anos a
partir de 2005, se deve ao fato de que na época deste ACT, a negociação foi
extremamente difícil, em que a jornada de trabalho da operação estava em
jogo, disso o Sr. Mariani não lembra!, e entre aumentar a jornada para 8
horas e a indenização para 4 anos a categoria decidiu em Assembléia( esta o
Sr. Mariani também não deve ter ido) com mais de 2000 trabalhadores, que a
jornada de trabalho era mais importante.

Auxilio Creche: Mesma situação do caso anterior, a Assembléia decidiu que
era mais importante a manutenção dos pais no PAMO.

Os trabalhadores da CET, em sua maioria entendem que o Acordo Coletivo de
Trabalho, como no próprio nome diz é uma negociação em que os dois lados,
trabalhadores e empresa devem chegar a um consenso. Durante os últimos 16
anos esta diretoria do Sindviários sempre primou pela responsabilidade e
competência nas negociações, tanto que se temos vale refeição, vale
alimentação, indenização peculiar e todas as demais clausulas do ACT é pela
luta da categoria e esforço do sindicato. Ora, se quem esta na CET não quer
sair por causa desses benefícios, se quem entra na CET se surpreende com
estes benefícios, é porque tem sido feito um bom trabalho.

Respostas ao Cássio

Cássio, suas perguntas são tão óbvias e inconsistentes que iria deixar sem
respostas. Deixaria sem resposta, até para não quebrar o encantamento de
alguns trabalhadores do PAT Rangel tem por você, já que acham que você é um
bom cipeiro. De todos os componentes da sua chapa, sem medo de errar, o
surfador de ondas de conquistas do Sindicato, CRE e DR. Em suas campanhas
para a CIPA, você coloca como suas conquistas a grade de proteção do PAT
Rangel, que foi o Sindviários que conquistou através de mesa redonda na DRT,
o POP dos motociclistas que foi conquista na gestão da Ana Rita da DR, a
retirada dos capacetes que você diz que retirou da GET-1 e depois foi ao
sindicato pois a CET estava mandando de novo aos trabalhadores, e eu
descobri que na verdade você estava criando um fato pois todos os capacetes
já tinham a muito sido retirados e substituídos e vários outros casos e
confusões que eu vou te poupar.

Quanto às ações do Sindicato com relação às atas da CIPA, vou dizer apenas
algumas conquistas da minha pasta (Secretaria de Saúde) durante os últimos
anos, coisa que você foi incapaz de fazer.

- Grade de proteção do PAT Rangel

- Melhorias nas condições de trabalho e segurança das faixas reversíveis;

- Melhorias nas condições de trabalho e segurança de eventos como a Operação
Interlagos

- Melhorias nas condições de trabalho e segurança do Prédio da Bela Cintra

- Reforma do banheiro da GET-3

- Interdição do Prédio da GET-2 Mercedes

-Interdição do Prédio da Formosa que gerou a mudança para a Senador Feijó

- Interdição de vários PAC (postos) que não tinham condições de trabalho

- Interdição do PAT Bandeiras que gerou a mudança dos mesmos para o PAT
Jacareí

Muito mais foi feito, muito mais ainda esta sendo encaminhado, e os
diretores de base do Sindicato foram fundamentais nestes processos, pois
foram eles que calçaram o Sindicato de informações para alcançarmos estas
conquistas. Muitas coisas Cássio, nós do diretores do Sindviários, não
divulgamos nas áreas pois são conquistas pequenas (mais significantes) que
são nossa obrigação e não carecem de publicidade, mais se atacadas poderemos
a qualquer momento e a qualquer trabalhador divulgar documentos oficiais
provando-as e comprovando-as. Não somos surfadores de onda, somos
capacitados e experientes.

Porque você não aproveita o tempo de campanha para disser as suas
conquistas? Eu vou fazer questão de provar quais foram os verdadeiros
responsáveis por elas!!! Eu te Desafio. Vamos lá! Publicidade contra
Competência. Ou você vai fugir do debate como fez na semana passada quando
estávamos fazendo campanha no PAT Rangel?

Aos trabalhadores da CET

Não se deixem enganar por oportunistas que se juntam a bandidos (NCST) e a
gestão da empresa (SUPER PRESIDENTE) para tomar o Sindicato que sempre foi
dos trabalhadores. Será que vocês trabalhadores realmente querem que todas
as representações sejam comandadas pelo Super DR. Não se esqueçam que o
Super DR foi a Espanha privatizar a Zona Azul e escondeu de todas e até
agora não explicou. O que ele fará se comandar o Sindicato: Privatizará o
PAMO? Mudará a jornada de trabalho da Operação? Privatizará a Sinalização,
os PAC?s, o administrativo e a Thomaz Edson já que a outra chapa não tem
candidatos de lá? Venderá nosso ACT que estará todo aberto em 2010?

Vote Certo. Vote na Chapa 1 Experiência e Luta

Alfredo Coletti Bocci

Candidato da Chapa 1 Experiencia e Luta


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AFCET COMENTA:

Interessante estes fatos somente agora virem a compreensão de todos, a democracia realmente é ótima, principalmente em época de eleições, parece que nesta época é que se preocupam em informar de maneira mais adequada, dizemos isto pois na ápoca não se utilizavam meios eletrônicos para divulgação, e sinceramente não recordamos desta informações que foram dadas aqui.

Fica registrado e tentaremos e sugerimos que este debate seja divulgado nas áreas e se possível impresso e afixada nas áreas, acreditamos e muito na informação e divulgação só assim todos poderemos realmente saber o que está havendo em todos os sentidos!

AFCET-SP
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