19 de abril de 2010

HEITOR CLÁUDIO - CONQUISTA NÃO SE NEGOCIA!

Caros companheiros e caras companheiras.

Boa noite!

Em relação a matéria que os companheiros, mais uma vêz, de forma extremamente democrática, nos convida a debater um assunto, embora ainda não seja da categoria novamente, mas, evidentemente, tenho uma contribuição para que a categoria raciocine e pense.

Antes de mais nada, concordo que o Sindviários deveria manter o compromisso e enviar TODA a proposta de pauta de negociação à categoria, embora,  concorde também, com seus diretores, que a assembléia dos trabalhadores da CET é aberta a todos e cabe aos trabalhadores interessados, em participar, negociar e criticar e propor emendas.

Mas quero me ater ao fundamental das propostas apresentadas e concordar no acerto da assembléia de barrar a tentativa do governo -através da DR e principalmente do CRE que, além de não ser um órgão minimamente democrático, já que seu presidente nada entende de democracia operária ou mesmo de direitos adquiridos, age de forma truculenta e absurdamente ditatorial.

Houve, por parte desses senhores, provavelmente à mando do supersecretário, uma proposta de negociar o inegociável, ou seja, a idenização por tempo de serviço a quem é demitido. Nos, da CUT, lutamos por uma medida provisória que proibisse demissões. Na prática, é importante que a categoria saiba, funciona como tal, pois é muito difícil que a camarilha que governa nosso município consiga alocar verba suficiente para demitir os trabalhadores da CET se tiverem que pagar essas idenizações. Seriam mais de uma centena de milhões de reais para tanto e hoje este é um dinheiro virtual. Caso, os trabalhadores aceitassem discutir isso, seria o fim! Se querem dar uma previdência privada, que o dêm sem negociar conquistas, ou alguém acha que esses trabalhadores seriam idiotas o suficiente para vender suas estabilidades para garantir emprego a algum pelego vendido?

Não, não irão! A categoria é inteligente o suficiente e, claro,  tem senso de sobrevivência!

Por fim, não posso deixar de ressaltar em relação aos senhores que represtam a Nova Central, central sindical pelega e que certamente serão derrotados em tantas quantas assembléias forem necessárias pela categoria que não aceitará "vender" suas conquistas e que se preciso for, iria às assembléias, na qualidade de beneficiário desse acordo coletivo convencendo os trabalhadores presentes a derrotá-los!

A nova diretoria assumiu ontem, e só após isso, o pelego do Gibão poderia "pedir" a renúncia de um conselheiro que assume essa diretoria, mas como não sabe lidar com a democracia e com as diferentes opiniões, o faz através de documentos um mês antes da posse. Só o respaldo de toda categoria conseguirá que, em nome da CUT, continue apresentando excelentes acordos coletivos como a Nova Central jamais conseguiu!

Um abraço!



--
HEITOR CLÁUDIO

para a liberdade e luta
me enterrem com os trotskistas
na cova comum dos idealistas
onde jazem aqueles
que o poder não corrompeu
me enterrem com meu coração
na beira do rio
onde o joelho ferido tocou a pedra da paixão
     
Paulo Leminski
 

 
Associação dos Funcionários da CET-SP
afcet@ubr.com.br