29 de maio de 2010

VIA RÁPIDO - 27/05/10 - ACORDO COLETIVO 2010

Em continuidade às negociações do Acordo Coletivo, foi realizada em 27/05/10 reunião com Sindviários e Sindicato dos Engenheiros e os principais resultados foram:

• A Companhia aceitou incluir no acordo a cláusula referente a Informação e Cidadania, que indica que vai procurar abordar em suas políticas e ações temas como exemplo: comportamento ético e desigualdades sociais entre outros.

• A inclusão da seguinte cláusula: "Aos membros de uma mesma família que trabalhem na Companhia será avaliada a possibilidade de gozarem as férias no mesmo período".

• Manter neste acordo coletivo os itens referentes a adicional de férias, horas extras, adiantamento quinzenal, antecipação da primeira parcela do 13º. salário até 30/06 e adicional por tempo de serviço. São itens já conquistados pelos empregados.

Foi ressaltada a importância de se negociar a escala de trabalho operacional nos finais de semana e mantida a proposta inicial de 3% de reajuste nos índices econômicos e financeiros.

A Companhia está aberta à negociação e entende que este processo se constrói através dos debates sobre as propostas apresentadas.

Diretoria - CET

Gerência de Recursos Humanos - GRH


AFCET-SP Comenta:

"CET ressalta a importância de negociar a escala de trabalho...."

Estamos sabendo que a CET "engessou" esta questão para só "negociar" quando uma escala diferente da atual,

Carga horária que a CET pretende: 6 x 1 as 4 semanas com carga horária de 6h40 + 2 folgas no mês totalizando 6 folgas (como é hoje). As 6 folgas serão durante a semana e de forma rotativa.

A folga que temos hoje 1 final de semana (quando é possível, tamanha aquantidade HE's atualmente) deixará de ser, as famílias dos operadores podem esquecer de ter um final de semana com a família completa, a cada 1 mês e meio (me corrijam se estiver errado) teremos folga no final de semana.

Entendemos que há uma grande necessidade de reduzir as horas-extras para o bem dos cofres da CET e da saúde do funcionário, mas para isto é necessário mais funcionários, no nosso entender este tipo de escala de trabalho é inaceitável, pois mesmo alterando a escala de trabalho ainda haverá horas-extras, afinal a CET autoriza cada vez mais os eventos pagos e obras, e o plano operacional feito pela SET não é cumprido pelo simples fato de não ter operadores, a mudança de escala irá mudar isto?

Senhores, vamos ser sinceros e avaliar melhor esta proposta que com certeza foge e muito do bem estar dos funcionários, já temos muitos funcionários com problemas de saúde hoje, avaliem e vejam o que irá acontecer com esta carga horária que querem impor!

Leitores do BLOG, sinto que estão apenas participando lendo as notícias, vamos participar, mandem suas opiniões em nossos canais (BLOG, E-mail, Twitter, CRE, DR)

Associação dos Funcionários da CET-SP
afcet@ubr.com.br

Blog: http://afcet.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/afcetsp
Youtube: www.youtube.com/afcetsp