6 de julho de 2010

GESTÃO DO CONHECIMENTO - ANDAR A PÉ

Gestão do Conhecimento

Segurança de Trânsito

 

Quando ouvimos histórias de pessoas que migraram para São Paulo, é comum o relato sobre a sensação de medo que a dimensão e o movimento constante da cidade causaram logo na chegada.

A sensação de medo, na verdade, está presente em todos que moram aqui, porque a rotina de violência é real e atinge a todos: roubos, furtos, miséria, abandono, trânsito pesado, acidentes, mortos, feridos.

A violência no trânsito de São Paulo produz 2,07 mortos por 10.000 veículos e cerca de 28.000 acidentes com vítimas por ano. Ainda é muito, mas os números de 2009 indicam uma redução de 8% no total de mortos em relação a 2005, com melhor desempenho para os ocupantes e condutores de veículos (redução de 30%). O número de pedestres mortos sofreu redução de 10% entre 2005 e 2009, mas ainda corresponde a 50% das vítimas mortais.

Se o objetivo da gestão do trânsito é garantir o deslocamento das pessoas com segurança, o foco dos projetos de intervenção no viário deveria ser sempre a redução do risco, principalmente para pedestres.

Na biblioteca, pesquisando no assunto PEDESTRES, encontramos 179 títulos, constando estudos elaborados pela CET sobre experiências na cidade, manuais nacionais e internacionais com parâmetros técnicos, análises sociológicas e relatórios sobre práticas de outros países. Entre os títulos está a tese de mestrado de nossa colega Maria Ermelina Malatesta – Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo – que apresenta um panorama histórico do tratamento de espaços urbanos para a circulação de pessoas e faz uma avaliação da condição atual para o deslocamento dos pedestres em São Paulo.

Ou seja, uma pesquisa de títulos na nossa biblioteca fornecerá a qualquer interessado dados e análises que ampliarão a compreensão do conflito veículos x pedestres no meio urbano e abrirão novas perspectivas para a concepção de projetos geométricos e de circulação. 

 ü Lembre de pesquisar na biblioteca

No início de cada novo projeto, faça sempre uma pesquisa de títulos por assunto ou por autor no link da Biblioteca na Intranet (clique em Biblioteca na barra da esquerda da página da intranet). E se você souber de uma obra necessária para o desenvolvimento de seu projeto, aproveite para encaminhar uma solicitação de aquisição pelo e-mail ses@cetsp.com.br (Aviso Geral 013/10).

 

 

NÚCLEO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA – NCT

SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA – SES

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – DP

 * nct@cetsp.com.br

 (   (11) 3396.8233


Associação dos Funcionários da CET-SP
afcet@ubr.com.br

Blog: http://afcet.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/afcetsp
Youtube: www.youtube.com/afcetsp