19 de setembro de 2010

CET APOIA EVENTO MOTOCHECK-UP

CET APOIA EVENTO MOTOCHECK-UP


Evento visa despertar conscientização dos motociclistas sobre segurança no trânsito


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está apoiando a realização da 13ª edição do MotoCheck-Up, evento realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que acontece de 20 a 24 de setembro, das 08h30 às 16h30, no Bolsão de Estacionamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Rua Manoel da Nóbrega s/nº). Estima-se que as ações de educação e segurança de trânsito irão atrair cerca de 600 motociclistas por dia.


O MotoCheck-Up visa orientar os motociclistas sobre melhores condições de segurança e educação no trânsito, além de oferecer uma avaliação gratuita das condições mecânicas de 13 itens das motos. Em edições anteriores, o evento já atraiu quase 19 mil motociclistas. Dentre os itens das motos que apresentaram necessidade de reparo e/ou substituição, o freio traseiro liderou com 53%, seguido pela relação (coroa, pinhão e corrente), com 41%, freio dianteiro, com 35% e caixa de direção, com 33%.

Segurança no Trânsito


A conscientização é a principal ferramenta para mudar o comportamento dos motociclistas e, assim, diminuir o número de infrações e consequentemente a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito. No ano passado, por exemplo, o balanço de mortes no trânsito envolvendo motociclistas confirmou uma tendência inédita. O número de motociclistas que perderam a vida em 2009 no trânsito caiu 10% em relação ao ano anterior, o que representa 50 mortes a menos.


Em agosto, a CET proibiu o tráfego de motocicletas na pista expressa da Marginal Tietê. A medida faz parte de uma série de ações que têm como objetivo reduzir o número de acidentes e de mortes no mais importante corredor de tráfego da Cidade de São Paulo. Por ser a principal via da cidade, com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, e a que concentra o maior volume de veículos, com 1,2 milhão de viagens por dia, a Marginal Tietê também é a via que registra o maior número de acidentes e de mortes no trânsito. Por esta via circulam, diariamente, 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 36 mil motos.


Além de campanhas para reduzir o número de acidentes, a Companhia de Engenharia de Tráfego também desenvolve constantemente cursos e palestras para condutores no próprio Centro de Treinamento e Educação no Trânsito (CETET), entre as quais: direção defensiva para motoristas, pilotagem segura para motociclistas, condutores de motofrete, e curso de segurança para ciclistas. Os cursos são gratuitos e os interessados podem se inscrever por telefone.


A questão de valorização da vida está sempre presente nos trabalhos e campanhas da CET, com especial destaque, em 2009, para os motociclistas através de um esforço conjunto com o representantes do setor (Sindicatos, Associações de Classe e Meio Empresarial), de forma a promover as regras prioritárias de boa conduta no trânsito. Essa parceria se refletiu na inversão da tendência de aumento de vítimas fatais entre os motociclistas.


Tendo em vista que um dos grandes desafios do trânsito de São Paulo é conciliar o tráfego das motocicletas com os demais veículos, a Secretaria Municipal de Transportes implantou mais um corredor exclusivo para motos na cidade: a motofaixa do corredor Vergueiro/Liberdade. Com o objetivo de garantir a segurança dos motociclistas, a nova motofaixa serve de alternativa ao grande fluxo de motos da Avenida 23 de Maio e proporciona mais segurança para o tráfego da cidade em geral ao atender a demanda de motociclistas provenientes da Vila Mariana e da Liberdade, por exemplo.


A decisão de criar essa faixa exclusiva foi tomada a partir da avaliação do desempenho da motofaixa das avenidas Sumaré/Paulo VI, implantada no final de 2006. Os números comprovam que a motofaixa proporciona mais segurança e conforto para todos os veículos, reduzindo o número de acidentes, tanto para as motocicletas quanto para carros.

AFCET-SP
afcet@ubr.com.br

Blog: http://afcet.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/afcetsp
Youtube: www.youtube.com/afcetsp

2004-2010 - Todos os direitos reservados
AFCET-SP