13 de dezembro de 2010

MUNICIPALIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO BRASIL

A cidade de Brumado localizada no sudoeste da Bahia a 600 KM da Capital Salvador, com uma população de mais de 63.307 habitantes, segundo dados do IBGE 2010. É a vigésima sétima (27) Cidade do estado da Bahia a municipalizar o trânsito.

Essa municipalização em âmbito geral trará a sociedade brumadense mais segurança de ir e vim, e uma melhor fluidez no trânsito, de modo que concomitantemente virão a uniformização e padronização do trânsito no estado como um todo.

 

Apesar de que se olharmos para os 417 municípios que há em nosso estado, 27 Cidades é um número muito pequeno. Sem falar ainda que segundo dados do Cetran-Ba, somente 11 dessas 27 cidades operam dentro da normatização aceitável. Demonstrando a falta de responsabilidade de muitos Prefeitos que não colocam o trânsito como prioridade de política pública.

Em período de campanha, falam se muito em segurança, educação saúde, e esquecem que, 45% dos atendimentos hospitalares das capitais então ligados a vítimas de trânsito segundo dados do instituto de hospitais Sarah, ficando evidente que o trânsito é uma questão de saúde pública. 

Porém muitos prefeitos continuam omissos quanto à obrigatoriedade da municipalização do trânsito.

     A justiça através do ministério público, tem que tomar uma posição e cobrar dos gestores municipais a inserção do município no SNT sistema nacional de trânsito, como reza a lei 9.503/1997 em seu art. 24

 

Veja todos os municípios do estado Bahia que já são municipalizados:

 

http://denatran.gov.br/municipios/consulta_municipio.asp

 


Associação dos Funcionários da CET-SP
afcet@ubr.com.br

Blog: http://afcet.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/afcetsp
Youtube: www.youtube.com/afcetsp