10 de abril de 2011

FROTA DA CAPITAL SUPERA 7 MILHÕES DE VEÍCULOS

Folha de S.Paulo

A cidade de São Paulo superou a marca de 7 milhões de veículos, informou ontem o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). A frota da capital, segundo o número consolidado de março, é de 7.012.795. A cada dia, 607 carros, motos e caminhões entraram em circulação no ano passado.

Com mais carros nas ruas, o trânsito sofre: ontem foi registrado o pior congestionamento do ano em São Paulo pela manhã, 157 km de ruas paradas.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) atribuiu o trânsito à chuva e a 21 acidentes em vias importantes, como as marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes, Paulista e Rubem Berta, entre outras. A despeito do aumento da frota, a CET disse que a lentidão média na cidade caiu 14% nos últimos três anos. O fenômeno foi atribuído à ampliação da marginal Tietê.

A cidade "caminha para a saturação" de veículos, avalia Jaime Waisman, engenheiro e professor da USP. "Em um dado momento, vai parar de aumentar e só haverá reposição", afirma.

Especialistas dizem que, na prática, o número de veículos em circulação é menor. Um estudo feito por Carlos Eduardo Paiva Cardoso, técnico da CET, mestre em engenharia de transporte pela USP e doutor em serviço social pela PUC-SP, já chegou a estimar que os carros que saíam às ruas diariamente na cidade equivaliam a um terço do número oficial do Detran.

A própria Prefeitura de São Paulo definiu que a frota alvo da inspeção veicular no ano passado era de 4,7 milhões --sendo que poucos são isentos, como os de placa preta (automóveis antigos com as características originais).

(Fonte: Folha de São Paulo – 05/04/11)


 
AFCET-SP
afcet@ubr.com.br
 
Twitter: www.twitter.com/afcetsp
Youtube: www.youtube.com/afcetsp