11 de maio de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES CRIA A ZMPP'S

A Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo lançou na manhã desta quarta-feira o Programa de Proteção ao Pedestre. Iniciativas de proteção ao pedestre e orientação aos motoristas passam a acontecer a partir de hoje nas chamadas Zonas Máximas de Proteção ao Pedestre (ZMPP).

Após o período de orientação e reeducação, a aplicação de multas aos motoristas que não pararem na faixa e não derem preferência aos pedestres vai aumentar, disseram as autoridades. Ainda não há data para o início da fiscalização.

Estiveram no evento o prefeito Gilberto Kassab, secretários municipais e representantes de entidades que colaboraram com a prefeitura na elaboração do programa.

"Toda mudança de comportamento passa por campanhas educativas", disse o prefeito. "Nós queremos resgatar a cidadania do pedestre."

A primeira ZMPP implantada nesta quarta cobre a região central de São Paulo até a avenida Paulista. Nos cruzamentos dessa área, 108 agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) --os "marronzinhos"-- vão orientar motoristas e pedestres das 7h às 20h, todos os dias. Também haverá monitores com bandeiras sinalizando aos carros que a preferencial é dos pedestres.

Segundo a CET, os cruzamentos que já estão sendo monitorados, nessa primeira etapa, são: avenidas Ipiranga com São Luiz; avenida São Luiz com ruas Xavier de Toledo, da Consolação e Martins Fontes; rua Líbero Badaró com viaduto do Chá; avenidas Brigadeiro Luís Antônio com Paulista; praça João Mendes (em frente ao Fórum); ruas da Consolação com Maria Antônia; avenidas São João com Ipiranga; avenida Paulista com rua Pamplona; e em frente ao Conjunto Nacional, na avenida Paulista.

ZMPPs

O plano da prefeitura é criar mais sete ZMPPs nos próximos meses. Ainda não há datas definidas. Segundo o secretário dos Transportes, Marcelo Branco, as outras zonas serão implantadas depois que os técnicos avaliarem a receptividade das ações por parte da população.

Ainda de acordo com o secretário, a região central foi escolhida para a primeira fase do programa porque recebe diariamente pessoas de todas as regiões de São Paulo.

"Embora essa área represente 1% do território do município, ela é responsável por 11% dos atropelamentos", disse.

As outras ZMPPs ficarão em Santana (zona norte), Brás (região central), Penha (zona leste), Lapa (zona oeste), Santo Amaro (zona sul), Pinheiros (zona oeste) e expansão da área central na região da Paulista.

A meta da prefeitura é reduzir entre 40% e 50% o número de atropelamentos --em 2010, foram 7.007 no total, com 630 mortos.

OMBUDSMAN

O secretário dos Transportes anunciou a criação do cargo de ombudsman, que será responsável por apresentar críticas ao programa e encaminhá-las à prefeitura para aperfeiçoamento das ações. A intenção é de que essas críticas também se tornem públicas.

Branco convidou o ex-presidente da Dersa, Luiz Célio Bottura, para o cargo.

"Eu estou propenso a aceitar [o convite] ainda esta semana", disse Bottura em coletiva após o evento. "A ideia [do programa] é muito boa, e a região escolhida para o início é de uma significância muito grande", afirmou.

 


 
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