5 de setembro de 2011

QUAL A VALIDADE DO CAPACETE DE MOTO?

Normalmente o capacete é um produto com validade indeterminada, a não ser que o fabricante ou importador dê alguma garantia sobre o mesmo.   
Se no capacete estiver mencionada a validade de 3 anos, deve-se contar a partir da data de fabricação.

 
O mais importante é saber que o capacete perde a eficácia após uma queda. Uma vez que isso ocorre, o produto pode deixar de proteger a cabeça com eficiência ou mesmo romper num próximo acidente.   

Que tipos de capacetes são regulamentados pelo Inmetro?
   

São quatro os modelos regulamentados de capacetes para motocicletas. O capacete integral ( fechado), o misto ( queixeira removível), o modular ( frente móvel) e o aberto sem queixeira. Eles devem conter na parte de trás o selo com os logos do Inmetro e do OCP  ( Organismo de certificação do Produto).      
O capacete conhecido como  ”coquinho” tem seu uso proibido, seja por condutores, seja por passageiros, pela Resolução 20 do Denatran.


Coquinho - proibido por lei

Essa Resolução estabelece que os capacetes devem ser construídos em conformidade com a Norma Brasileira 7471/01. A justificativa tem a ver com critérios de segurança, pois este tipo de capacete  não atende a nenhum dos requisitos constantes na norma, o que significa que não são capazes de impedir ferimentos graves na cabeça, por terem um sistema deficiente de fixação e não possuírem um revestimento interno capaz de absorver a energia de um impacto localizado e distribuí-lo por uma área maior. Da mesma forma, não protegem o usuário nas regiões estabelecidas pelos requisitos técnicos que são, no mínimo,  da cabeça até o lóbulo da orelha.     

Considerando o grau de risco que oferece aos consumidores, os capacetes são certificados compulsoriamente pelo Inmetro, ou seja, sua fabricação está condicionada ao atendimento à norma de fabricação publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
(Inmetro)
     

A DMQ ( Departamento de Metrologia e Qualidade ) realiza anualmente a operação  ” Boa Viagem” que verifica capacetes, pneus novos e reformados para automóveis e motocicletas no comércio. Caso o condutor da motocicleta esteja usando um capacete que não seja regulamentado, estará sujeito a multas.     
Para obter mais explicações sobre esse produto, ligue para nossa ouvidoria.


AFCET-SP
afcet@ubr.com.br

Blog: http://afcet.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/afcetsp
Youtube: www.youtube.com/afcetsp
Facebook: www.facebook.com/afcet

Nenhum comentário:

Postar um comentário