DIA INTERNACIONAL DA MULHER
PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO?
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens.
A manifestação foi reprimida com total violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendia e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”. De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, e adquirindo respeito no mundo inteiro.
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESDE DIA?
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
Reconhecemos as questões de Gênero, e buscamos uma melhor eqüidade nas relações profissionais com menor machismo e preconceito, valorizamos a contribuição que as mulheres sempre deram frente a várias lutas dentro e fora da CET.
(Fonte: E-mail recebido em 07/03/06)
8 de março de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário