25 de junho de 2006

Radares móveis saem de operação de SP nesta 2ª feira (26/06/06)

Radares móveis saem de operação de SP nesta 2ª feira

Diário de S.Paulo

SÃO PAULO - A partir desta segunda-feira, os radares móveis serão retirados das ruas e avenidas da capital paulista e não há prazo para que retornem. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não vai renovar o contrato com o Consórcio Monitor, que opera os 40 equipamentos que monitoram a velocidade.

Os equipamentos eram distribuídos em 290 pontos determinados pela Prefeitura e faziam, em média, 40 mil autuações mensais. Em 2005 foram arrecadados R$ 90 milhões com as infrações-26% do total recebido com multas de trânsito (R$ 347 milhões). Agora, 40 radares fixos e 100 lombadas eletrônicas farão a fiscalização.

A CET espera a definição de uma licitação para recontratar radares móveis. Em abril, o Tribunal de Contas do Município suspendeu a licitação por encontrar irregularidades. A companhia já enviou a defesa e aguarda o fim do processo.

Para especialistas, a falta de radares móveis pode provocar um aumento no número de acidentes.

- Sem fiscalização, o motorista vai se sentir livre - diz Horário Augusto Figueira, engenheiro de trânsito.

O contrato com o Consórcio Monitor acaba nesta segunda-feira. Uma auditoria da CET detectou que entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2006, as quatro empresas que gerenciavam os radares móveis operaram com 35 equipamentos-cinco a menos do estabelecido em contrato-e não respeitaram os pontos de operação estabelecidos. Em 25 de maio, o Consórcio Monitor entregou à assessoria jurídica da Secretaria de Transportes os documentos de sua defesa. As empresas privadas também obtiveram liminar que garantiria a prestação de serviços até o fim do contrato. A Prefeitura diz que poderia renovar o contrato, mas que decidiu não fazê-lo.


Alberto Macário
AFCET - Associação dos Funcionários da CET

Nenhum comentário:

Postar um comentário