1 de julho de 2006

NO TRÂNSITO CELULAR É TÃO PERIGOSO QUANTO O ÁLCOOL

Sexta-feira, 30 de junho de 2006 - 16h40


SÃO PAULO – Um estudo realizado pela universidade de Utah, nos Estados Unidos, revelou que dirigir falando ao celular é tão perigoso quanto dirigir bêbado.


O estudo testou pessoas dirigindo ao falar em celular com fone, que libera o uso das mãos e comparou o resultado ao de pessoas dirigindo alcoolizadas.


A pesquisa avaliou o grau de atenção, resposta a situações emergenciais e reflexo de 40 pessoas dirigindo um simulador de carro.


No primeiro teste, os motoristas foram convidados a fazer um circuito no simulador falando em um celular hands-off. Num segundo momento, as mesmas pessoas dirigiram o simulador depois de beberem doses de vodka até atingirem o grau etílico mínimo considerado ilegal pela legislação de trânsito dos Estados Unidos.


Os resultados apontaram que tanto o celular quanto o álcool elevam em cinco vezes as chances de uma pessoa se envolver em um acidente. Das quarenta pessoas testadas, três colidiram o carro contra obstáculos do simulador ao falar ao celular.


O estudo revelou ainda que motoristas alcoolizados passam a dirigir mais lentamente, como se quisessem se proteger. Ao passo que o celular não diminui a confiança dos motoristas, embora faça cair seu grau de atenção com o tráfego.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO


(Fonte: Site INFO online de 30/06/06)

Alberto Macário
AFCET - Associação dos Funcionários da CET

Nenhum comentário:

Postar um comentário