20 de março de 2009

SPTV - CÂMERAS DA CET, MAIS DA METADE COM PROBLEMAS



Mais da metade das câmeras da CET nas ruas de SP está em manutenção

Dos 291 equipamentos espalhados pela cidade, apenas 121 funcionam.
Monitoramento ajuda a deixar trânsito da cidade menos caótico.

Mais da metade das câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) espalhadas pelas ruas de São Paulo para monitorar o trânsito da cidade está em manutenção. Das 291 câmeras, apenas 121 estão funcionando. A falta dos equipamentos dificulta o trabalho o funcionamento normal do trânsito - com mais imagens, a amplitude de ação é muito maior.

As principais ocorrências nas ruas da cidade são enviadas para a Central de Monitoramento da CET. Os funcionários recebem as chamadas e observam as imagens, com detalhes, para acionar o atendimento.

Como tudo acontece muito rápido, é preciso agilidade também para socorrer e evitar outros acidentes, como o flagrado por uma das câmeras – o momento em que um motoqueiro atinge uma caminhonete que estava parada dentro de um túnel.

Monitorar o trânsito é uma ferramenta que ajuda a cidade a não ficar ainda mais caótica, principalmente nos horários de pico. Pela câmera da Avenida Paulista, na Praça Oswaldo Cruz, é possível acompanhar o andamento das obras de revitalização da praça e monitorar se elas causam algum reflexo no trânsito.

Na Avenida Bernardino de Campos, no Paraíso, é possível ver que as faixas amarelas no cruzamento com a Rua Vergueiro acabaram de ser pintadas. Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, um poste foi trocado nesta sexta-feira (20). Pela câmera, foi possível verificar o impacto nas ruas.


Problemas

As 170 câmeras que não funcionam fazem falta – 32 duas delas estão na região central, 26 na Zona Norte, 22 na Leste, 14 na Sudoeste, 16 na Sul, seis nas marginais e 54 dentro de túneis.

Entre as que funcionam, algumas apresentam problemas. Na Rua da consolação existem duas câmeras – as duas com problemas de foco. Mesmo assim, os técnicos que estão na central conseguem ver, por exemplo, que muitos pedestres atravessam a rua fora da faixa.

As câmeras instaladas no Túnel Ayrton Senna também estão ruins. Já a da Avenida Rio Branco está com um fungo na lente – deixando a imagem desfocada.

De acordo com a CET, o trabalho de recuperação das câmeras que não estão funcionando ou que estão com problemas começou em setembro do ano passado, e deve terminar até o fim deste ano.


AFCET-SP