13 de julho de 2009

DESCASO COM A OPERAÇÃO DE TRÂNSITO DURANTE A MADRUGADA

Quando a CET cuidará melhor do  trânsito de São Paulo, durante a madrugada e inicio do dia?

Para mim, é um horário crítico, onde se acontece uma ocorrência mais grave e não for solucionado rapidamente, acarretará em congestionamento após as 05h30 da manhã, com um prejuízo enorme para a cidade.

Hoje pela madrugada, houve um tombamento de uma carreta na marginal, com carga na via.

Esta ocorrência aconteceu as 04h15 e segundo a imprensa demorou mais de 4 horas para liberar a via e o prejuízo para a cidade já estava lá.

Vou explicar como se demora tanto para a CET resolver este problema.

 

1-Durante a madrugada, é o momento que a cidade tenta se recuperar para o dia seguinte, todas os órgãos públicos realizam obras e manutenções em via publica, ocupando todo efetivo noturno que a CET possui, sobrando apenas poucos funcionários, que não conseguem cobrir toda a área e demoram para encontrar esses acidentes ou interferências.

 

2-Não há Operadores de Transito e Guinchos em número adequado para atender ocorrências durante a madrugada, principalmente com a circulação pesada de caminhões estar na madrugada.

 

3- As Mini-Carregadeiras que a CET possui, são operadas por um numero muito pequeno de operadores ficando atrelado a somente uma equipe (dois funcionários juntos na mesma viatura) de plantão durante a madrugada.

Estes funcionários estão de prontidão até as 05 horas da manhã, onde entra outro turno de serviço e que efetivamente estará em campo após 05h30, ficando as ruas de São Paulo sem agentes durante 30 a 40 minutos sem agentes.

Neste caso das carregadeiras, os agentes tem 1 hora de almoço ou lanche. Como não há outra equipe para cobrir esse período de almoço, em caso de acidente, as ruas ficaram mais 1 hora sem cobertura dos agentes da CET para atender ocorrências com tombamento de carga.

Este problema de cobertura de atividades segue com as demais atividades especificas, exemplo: Guincho Pesado para remoção de caminhões.

Em algumas madrugadas, não existe guinchos pequenos ou leves para atender ou acidentes ou interferências com autos pequenos e leves.(exemplo: se quebra um automóvel com suspensão quebrada e o proprietário do veiculo não tem seguro, os agentes da CET não conseguem solucionar a ocorrência pois não tem Guincho tipo Plataforma ou Lança pequeno ativado na madrugada, quando tem, é somente 1 para toda são Paulo e demora-se muito deslocando-se por toda são Paulo atendendo as ocorrências.

 

Voltando ao assunto do tombamento da carreta de hoje, devido a falta de efetivo de madrugada, demorou-se para deparar com a ocorrência, demorou-se para acionar a equipe de guinchos da madrugada, demorou-se para chegar o guincho chegar no local e avaliar a ocorrência, demorou para a central acionar os técnicos da mini-carregadeira.

Contudo, esperou-se a entrada do turno das 5h00 para os acionamentos e soluções para esta ocorrência.

 

Com um efetivo maior durante a madrugada, com mais guinchos principalmente, a ocorrência teria sido resolvida em metade do tempo e não teria acarretado os transtornos durante o inicio do dia de hoje.

Fica necessário avaliar também o horário de entrada destes turnos da manhã, teriam que entrar mais antes das 05h00 para solucionar as interferências da cidade.

 

Hoje em São Paulo, as 05h40 temos lentidão em várias vias da Cidade. A CET precisa começar a trabalhar com a prevenção da formação de transito/lentidão, pois depois que o tráfego pesado já esta nas vias de São Paulo, não há muita coisa a fazer do que monitorar e retirar interferências.

 

Precisamos cuidar melhor destas primeiras horas do dia para que o dia todo transcorra da melhor forma possível!!!

 

Para mim, a CET é uma empresa fantástica, o que os operadores da CET realizam é algo maravilhoso, fazer o que está parado e desordenado a andar e fluir, mesmo que caoticamente.

È uma pena que a empresa peque nestes detalhes operacionais, tentando economizar um pouco de dinheiro onde não se deve cortar efetivo da linha de frente.

A linha de frente é quem bota a mão na massa e faz São Paulo circular.     

 

Obrigado

 

OPERADOR DE TRÂNSITO

 


 

AFCET-SP:

Aí está uma opinião de quem realmente se importa não só com o trânsito, se importa com a CET e a cidade em que vive, os questionamentos do colega deixamos para nossa diretoria de operação Sr. Rui, avaliar, venha falar diretamente com a operação, com profissionais capacitados pela própria CET, de fato que não irão resolver todo o problema, isto é utópico.

 

"PREVENÇÃO" é a palavra de ordem nos dias de hoje em nosso trânsito.