15 de fevereiro de 2010

CRÔNICA DE HEITOR CLÁUDIO

Como o mundo dá voltas! Como as coisas são interessantes.
Um trabalhador, um operador de tráfego, numa cidade praiana, São Vicente, há 100 km de São Paulo, trabalhava tranquilamente, haja vista que, ao contrário dessa imensa metrópole chamada São Paulo, São Vicente, excetuando-se no verão, é uma cidade bem tranqüila!
No entanto, mesmo nessa tranquilidade, existe sempre, os 'espíritos de porco" que adoram tentar acabar com o dia de uma pessoa que está quieta, trabalhando e fazendo seu papel em nossa organização social, já tão cheia de senões, dificuldades e contrariedades. Esse trabalhador ao perceber um veículo estacionado sob uma R6a, que, para quem não trabalha no trânsito, significa que é proibido estacionar, só restando ao motorista, a possibilidade de, rapidamente, efetuar embarque e desembarque de passageiros, e em não encontrando o referido condutor do veículo estacionado irregularmente, iniciou a autuação.
Pobre coitado! Eis que chega apressado, irritado e de dedo em riste, nas fuças desse imbecil que queria autuá-lo disse-lhe. "Por que o senhor está perdendo tempo em TENTAR autuar-me? Quem você pensa que é, seu verme? Acha mesmo que pode multar alguém só porque para numa merda de uma placa de trânsito? Ah! E tem outra, conhece o doutor fulano de tal, presidente da Câmara Municipal aqui da cidade, pois bem! Ele é amiguíssimo meu e amanhã, o mais tardar, você, seu palhaço, estará no olho da rua!"
O funcionário municipal, respirou fundo, mas fundo mesmo, para não perder a calma, e com voz baixa, tentando parecer o mais tranqüilo possível, respondeu-lhe: "Pois é, desculpe-me senhor, mas ocorre que por estar estacionado em local proibido e, como pode perceber, está criando uma enorme dificuldade aos outros motoristas -e por isso existe essa sinalização de trânsito aí- fui encarregado de solicitar-lhe a gentileza de remover o veículo do local mas, como o senhor não encontrava-se, autuei-o, ah! Mas espere só um minuto."
Nesse momento, nosso amigo, sem pressa, tirou um cartão do bolso e respondeu-lhe. "Senhor, sou do PT, portanto sou trabalhador, porém, embora ame minha profissão, entrego-lhe meu cartão de minha segunda atividade que, por sinal, é a de vereador da cidade. E mais! Sou o primeiro secretário da mesa de trabalhos. A autuação, infelizmente para o senhor, está mantida sim e desse por satisfeito por não ser preso por desacato a um funcionáriuo público em exercício de sua profissão! Ah! Mas, por gentileza, não esqueça de mandar minhas recomendações ao Sr. Fulano, que é meu colega lá na mesa da Câmara Municipal! Boa tarde!"
Esse caso é verídico, embora com pequenas alterações p0ara tornar o "causo" mais interssante. O operador de tráfego e prmeiro-secretário da Câmara Municipal de São Vicente, existe, assim como esse fato e é conhecido na cidade como Bira, o vereador que trabalha!
Boa noite e excelente carnaval a todos!

--
para a liberdade e luta
me enterrem com os trotskistas
na cova comum dos idealistas
onde jazem aqueles
que o poder não corrompeu
me enterrem com meu coração
na beira do rio
onde o joelho ferido tocou a pedra da paixão
     
Paulo Leminski

 
AFCET-SP
E-mail: afcet@ubr.com.br