4 de fevereiro de 2010

E O DEBATE, PELO MENOS AQUI CONTINUA!

Antes de mais nada, agradeço aos companheiros do blog da AFCET, pela oportunidade do debate e pelo respeito e carinho com que vêm dando ás minhas considerações. Grato!!
Hoje, ao retornar da Casa Verde, encontrei um velho conhecido cobrador de ônibus, João Paulo, na linha 1966 - Terminal Correio-Jd.Santa Cruz, e perguntei-lhes sobre os últimos acordos coletivos. Sua resposta não me espantou, porém, é importante salientar, ele nada sabia, até esse momento, que estávamos numa disputa eleitoral na CET.
Diz ele que nos últimos 10 anos sua categira perdeu sistematicamente para o aumento dos aposentados com mais de um salário mínimo, ou seja perdeu da inflação e disse estar com seus salários extremamente defasado em relação a à inflação e contou-me sobre a base que ele fêz de quilos de arroz! Compraria, à época em torno de 190 quilos de arroz e hoje só poderia comprar 110 (contas dele!). Seu sindicato é ligado a Nova Central!

Quando o companheiro questiona-me sobre o que a Chapa 1, ou a atual diretoria fÊz, digo-lhe com toda tranquilidade de estar dizendo apenas a verdade. Fundou o sindicato retirando-os dos pelegos (hoje da Força Sindical da qual a Nova Central é dissidência), conseguiu nesses quase vinte anos estar -fonte do DIEESE- entre os cinco melhores acordos coletivos da história do DIEESE, todo e qualquer sindicalizado pode reclamar, xingar se desfiliar, se filiar, enfim, entra no sindicato e vê e fala com seus diretores! Vá a Nova Central e tente fazer isso! Duvido que não apanhe de um "oncinha" antes de conseguir VER um diretor!
Agora pergunto-lhe. O que fÊz o Gilberto ao longo de seus 16 anos de CET. O que ele fêz enquanto diretor do SINDVIÁRIOS em duas gestões a não ser pedir liberação? MEsmo no CREE disputou com a Lucélia -após acordo com o Gibão e o Moraes- e perderam no voto para ela para se liberar e, diga-se de passagem, a Lucélia não quis, não quer nem vai se liberar. É uma trabalhadora técnica e pretende continuar na base!
Quanto ao Queiroz, Colocou o nome dos trabalhadores da CET no centro das discussões da CUT e está na executiva estadual da entidade. Não parece ser nada? Pois é a maior central de trabalhadores da AMérica Latina e a mais combativa do mundo!!! Quem tem esse histórico dentro da CET?
O que tem feito a DR, o CRE em relação ao fraudulento processo, não sem que o Moraes e o Gibão fossem avisados pela Lucélia, quanto a mudança de regra no meio do processo. Bela transparência! Prá eles, né? E o que me diz da viagem? Qual o balanço que se faz necessário à categoria?
 
Mas, companheiro, você têm, defendo e considero inalienável, o direito de expressar sua opinião, votar em quem quiser mas, se a chapa 2 ganhasse, ganhasse pois irá perder, isso acabaria. Os condutores assassinados ao longo desse período que comprovam o que digo! Sugiro, pensar bem, muito bem, quem você pensa em colocar dentro da CET, empresa pública que deve ser defendida até o último fio de nossos cabelos, quem defende empresa pública, quem é privativista, etc.
 
Por fim, sindicato não é empreendorismo, não é negócio, não é empresa. Nem deve ser! Seu patrimônio deve ser a CATEGORIA. Isso de sede própria etc., não é importante. Ele deve defender os interesses da categoria e isso, ele tem feito. o DIEESE comprova. Ou não acreditamos no DIEESE?
 

 
AFCET-SP COMENTA:
 
Caro amigo Heitor, sempre que precisar pode utilizar deste espaço, ele é para todos ligados à CET-SP.
 
Gostaríamos de entender: Você cita muito o Moraes e o Gibão, DR e CRE, mas eles não são candidatos, eles pelo que percebemos são apoiadores da chapa 2, não entendemos, é para ser discutido propostas das chapas ou questionamentos de simpatizantes e apoiadores da chapa 2?
 
Você cita também que as pessoas citadas acima sabiam da mudança das regras no meio do processo. Perguntamos o que o sindicato fez até o presente momento? O sindicato não ficou sabendo de nada? O que o sindicato fez no maior absurdo que a CET pode ter em processo de promoção (Prova de Certificação) onde todos fizeram provas sem informação alguma, só rádio peão e depois de feito as provas saiu as regras! O que foi feito?
 
Maior reajuste que o DIEESE verificou? Certo, e nos últimos 16 anos? Quais foram os números? Quais foram as perdas da categoria? ou não houve?
 
Abraços!
 
AFCET-SP
E-mail: afcet@ubr.com.br