8 de julho de 2009

JOGO DE EMPURRA AUMENTA LENTIDÃO!! E O PPR, COMO FICA?

Foto: Roney Domingos/G1
Prefeitura diz que acidente ocorreu em duto
que estava a 70 cm de profundidade
(Foto: Roney Domingos/G1)

A Comgás divulgou nota na tarde desta terça-feira (7) afirmando que os responsáveis pela obra na Marginal Tietê não solicitaram o "cadastro atualizado da rede nem suporte" da empresa. Pouco antes do meio-dia, uma máquina que realizava uma obra viária atingiu um duto de gás. O vazamento provocou o bloqueio da pista local, no sentido Castello Branco, na altura da Ponte do Piqueri.

Procurada pelo G1, a Secretaria das Subprefeturas informou que está averiguando o ocorrido. No meio da tarde, a secretaria informou por telefone que, no trecho, a Superintendência das Usinas de Asfalto realiza a readequação ao acesso à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães à Ponte do Piqueri.

A secretaria também havia afirmado que os técnicos responsáveis pelas obras atuavam com a informação que havia sido fornecida pela Comgás de que os dutos estariam a 1,80 metro de profundidade. A escavadeira usada na obra, no entanto, encontrou o duto quando estava a 70 cm de profundidade.

Em nota, enviada no começo da noite ao G1, a Secretaria das Subprefeituras negou ter relacionado o motivo do acidente à Comgás. Entretanto, não informou se os técnicos solicitaram o mapa atualizado da rede.

Acidente

O chefe da obra, José Matos, disse que os operários trabalhavam na instalação de uma tubulação de concreto por volta das 11h20 quando o acidente aconteceu. O vazamento ocorrido nesta manhã é o segundo em pouco mais de uma semana. Na segunda-feira (29), durante uma obra da Dersa, um duto da Comgás também foi rompido e causou interdição na Marginal Tietê.

A obra na qual foi registrado o vazamento nesta terça faz parte da construção de uma nova ligação de 600 metros entre a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, acesso à Zona Norte da cidade, e a Ponte do Piqueri e não tem vínculo direto com as obras da Nova Marginal.

Funcionários da Comgás que trabalhavam no conserto da tubulação rompida explicaram que o corte atingiu apenas o ramal que serve ao posto de combustíveis e não afetou o abastecimento dos demais clientes. A tubulação de polietileno rompida conduzia o gás a alta pressão.

Para conter o vazamento, os técnicos instalaram um equipamento que esmaga o cano até interromper o fluxo de gás. Eles devem remendar a tubulação com solda e restabelecer o funcionamento ainda nesta terça-feira. Ao todo, três técnicos trabalhavam no local para conter o vazamento.

Congestionamento

O vazamento foi controlado por volta das 13h35 e a pista local da Marginal Tietê, que estava bloqueada, foi liberada para o trânsito. O trânsito ficou complicado no trecho, no sentido Castello Branco, que chegou a acumular mais de 15 km de filas.

Nota da Comgás

Confira a íntegra da nota da Comgás:

"A Comgás informa que tem toda a sua rede de distribuição de gás natural canalizado mapeada e disponibiliza o cadastro atualizado dessa rede para todas as prefeituras, concessionárias de serviços públicos e demais empresas que trabalham no subsolo, como empreiteiras e demolidoras entre outras. A entrega do cadastro é feita, em geral, em 24 horas, após a solicitação e, em até duas horas em casos de urgência. Além disso, a Comgás disponibiliza técnicos para acompanhar obras como essa da Av. Raimundo Pereira de Magalhães. Todos esses serviços são gratuitos e podem ser solicitados 24 horas por dia, pelo telefone 08000 110 197. Infelizmente, no incidente ocorrido hoje, na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, não foi solicitado o cadastro atualizado da rede nem suporte da Comgás."

Nota da Secretaria das Subprefeituras

Confira a íntegra da nota da Secretaria das Subprefeituras:

"Diferentemente do que foi informado inicialmente pela assessoria de imprensa da Secretaria das Subprefeituras, a Prefeitura não culpou a Comgás pelo vazamento de gás na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães - que causou a interdição, por 30 minutos, da pista local da Marginal Tietê, sentido Castelo Branco. Tão logo foi detectado o problema, a Superintendência das Usinas de Asfalto, responsável pela gerência e fiscalização da obra, acionou a concessionária que, imediatamente fechou o vazamento. Os engenheiros da Prefeitura e da Comgás trabalham permanentemente em conjunto e estão avaliando os motivos da ocorrência de hoje.

A obra que está sendo realizada no local - revisão geométrica da via - visa melhorar o acesso de quem quer chegar à ponte do Piqueri pela Raimundo Pereira de Magalhães. Iniciada em abril de 2008, a obra deverá estar concluída em setembro deste ano.
"


Foto: Roney Domingos/G1

(Foto: Roney Domingos/G1)


AFCET-SP