4 de julho de 2009

SPTRANS INICIA OBRAS NO CORREDOR REBOUÇAS

A São Paulo Transportes (SPTrans) inicia, na próxima segunda-feira, as obras de adequação das plataformas da Parada Faria Lima do Corredor Rebouças (que liga o Campo Limpo ao Centro). A obra foi anunciada pela Secretaria Municipal de Transportes em agosto do ano passado. Na época, a dois meses das eleições municipais em que o prefeito Gilberto Kassab concorria à reeleição, a secretaria divulgou que a intervenções começaria em novembro - depois, o início das obras foi adiado para janeiro.

Orçada em R$ 1,5 milhão, a obra tem como objetivo ampliar a parada, aumentando a quantidade de coletivos que fazem, simultaneamente, o embarque e desembarque de passageiros. A intervenção também vai permitir que uma quantidade maior de ônibus ultrapasse o cruzamento a cada mudança de semáforo, já que a fila que se forma é uma das principais causas da lentidão no local. Hoje, com o embarque só de um lado, o tempo de abertura do sinal do cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima permite a passagem de três ônibus.

Com a mudança, a expectativa é que mais cinco coletivos aproveitem o sinal verde por vez. Com isso, a estimativa é que a velocidade média dos ônibus no Corredor Rebouças, no sentido Centro, aumente de 14 km/h para 18 km/h. Para não eliminar uma faixa dos carros comuns, a calçada no trecho da plataforma será encolhida de oito para cinco metros.

Durante a obra, a SPtrans vai modificar o local da plataforma, deixando-a mais distante do semáforo. A idéia é que, com isso, os pontos se transformem em uma espécie de "ilha", onde os ônibus possam pegar passageiros tanto do lado esquerdo como do lado. Para evitar transtornos no tráfego da região, a maior parte dos trabalhos será feita durante a noite e madrugada. O prazo para conclusão é de seis meses, segundo a SPTrans.


AFCET-SP
E-mail: afcet@ubr.com.br

Twitter: www.twitter.com/afcetsp
MSN: afcet_sp@hotmail.com